domingo, 23 de novembro de 2014

[ Apostila aos seminaristas ]

Apostila para os Seminaristas

I. PRONOMES DE TRATAMENTO
Ao Romano Pontífice se dirige-se como: Sua Santidade,Beatíssimo Padre,Santo Padre,Vigário de Cristo, Príncipe dos Apóstolos, Sucessor de São Pedro.
Exemplo: Sua benção, santidade.

Aos Patriarcas dirige-se: Sua Beatitude.Podendo ter outros nomes dependendo da sede do mesmo.
Exemplo: Sua benção, vossa Beatitude.

Aos Cardeais dirige-se com os devidos pronomes de tratamento: Eminência,Vossa Alteza Real.
Exemplo: Sua benção, eminência

Aos Arcebispos,Bispos,Bispos Auxiliares,dirige-se como: Sua Excelência,Vossa Graça.
Exemplo: Sua benção excelência,

Aos Monsenhores,Cônegos e Padres,diáconos,dirige-se como: Reverendo.
Exemplo: Sua benção, reverendo.

Como podemos ver, os exemplos foram sempre como pedir a benção, pois é oque mais usaremos no dia-a-dia. Devemos pedir a benção a todos os nossos superiores, sempre de joelhos, beijando o anel de seu determinado cargo. Se caso a pessoa não quiser que peçamos de joelhos, levantemo-nos, mas sempre peça de direitos.

Os pronomes de tratamento além de educação,é sinal de obediência e humildade á qual reconhece aquele irmão como superior.
Assim também á Santa Mãe Igreja pede que os clérigos peçam a benção a seus superiores,visando uma união e comunhão entre os mesmos e destacando a importância da oração.

II.HIERÁRQUIA

Papa o papa é a cabeça de todo o colégio clérical como mostra á figura acima,sendo sucessor direto do apostolo São Pedro ,á qual Cristo confiou á missão de edificar á Madre Igreja.

Cardeais Principais e diretos colaboradores do papa, tem a missão de auxiliar no que necessário no governo da Igreja e tem obrigação de eleger o santo Padre em um eventual conclave.

Arcebispos e Bispos São bispos de dioceses,em perfeita comunhão com o Bispo de Roma
(o papa),cabe unicamente ao papa nomear um padre Bispo de uma diocese.

Monsenhores os monsenhores são padres nomeado pelo papa com tal condecoração,geralmente ocupam funções mais elevadas entre os presbitérios mais possuem a mesma dignidade do padre.

Padres celebram a missa e guardam paroquias,assim trabalhando fielmente em pro da evangelização junto ao Bispo Diocesano.

Diáconos anunciantes fieis do evangelho,devem auxiliar os padres e os bispos na evangelização e no trabalho,não podem celebrar a Santa Missa mais podem presidir a celebração da Palavra.

É necessário que todos os clérigos e membros da Santa Romana Igreja obedeçam a hierarquia visando uma melhor e mais adequada harmonia no serviço evangélico.


III.HISTÓRIA DA SANTA IGREJA
BRASIL
Entende-se pela Igreja Católica Apostólica Romana Hebbiana (ICARH) o Dom Anderson Cardeal Spalla como, até então, único Núncio Apostólico a permanecer no Brasil (Ihabi). Tendo porém Pe. Matheus como seu fiel braço direito desde sempre, e hoje em dia, o Diac. Tuquen que ajuda a crescer esta Nunciatura tão bela.
Dom Anderson, criou a Ordem das Irmãs Premonstratense, faltando ainda construir a sede da Ordem.
Os demais Irmãos do Sacro Colégio Cardinalício, destacando aqui, Dom Alain Cardeal Noday, ajudam bastante ao crescimento desta Nunciatura, designando assim, o projeto de Deus que se manifesta nas pequenas e grandes coisas.


IV.PREPARAÇÃO NA SANTA MISSA
A Santa Missa é o eterno sacrifício da salvação,e sinal do amor de Cristo para nós,que se entregando na cruz nos deu a salvação,por isto o ritual e cerimonial da missa não deve ser simples,e sim o mais complexo para transmitir tal grande dadiva.

Os seminaristas tem por obrigação participar sempre,sempre da missa,em ministério acolital,ou seja lendo as leituras na missa ou com a função de coroinha.
O Rito fixo da santa missa encontra-se em vários sites da santa sé é único e não pode ser substituído se não pelas autoridades eclesiais,com licença papal ou por sinodo ou concilio episcopal.
Como devo pedir á benção,no momento do anuncio do evangelho ?Aquele que vai anunciar o evangelho de joelhos perante o presidente diz: "Concedei-me sua benção,para anunciar a boa nova" o sacerdote concede á benção e aquele que fará á leitura do mesmo se dirige ao ambão.
Como se prepara o altar na santa missa ? Segue-se pois a seguintes retas para preparar o altar.
Deposita-se o Cálice ao Altar,abrindo o corporal e organizando demais alfaias.
Depõe o Vinho ao Cálice junto com um pouco de água.Aguarda-se o presidente da celebração,qual faz as orações necessárias e a breve elevação dos dons.Após tal momento apresenta-se o lavabo á qual o presidente purifica as mãos.E prossegue com as orações sindicadas no rito da missa.

V. PARAMENTOS E LITURGIA
Os paramentos a qual se veste no momento da santa missa e outras celebrações litúrgicas representa o ministro que se reveste do Cristo para servir em seu nome.Assim deve-se dar uma especial atenção aos paramentos e designo litúrgicos.

Cores Litúrgicas: As cores litúrgicas são as que predominam nos paramentos e marcam um tempo litúrgico assim segure-se:

Verde-usado no tempo comum.

Roxo-Usada na quaresma e advento e em celebração de finados.

Vermelhos-Em celebrações de santos mártires e em outras celebrações particulares.

Branco ou Dourado-Utilizado em festas de glória em memória de santas virgens como também pastores da Igreja e em solenidades particulares como pascoa e natal.

Preto-Usado somente em missas de exéquias e oficios dos defuntos.

Rósea-Usada apenas em dois domingos ao ano litúrgicos chamados domingo gaudate e Letareae.

Tempos Litúrgicos

Os tempos liturgicos são os tempos pela qual se divide a santa igreja em sua liturgia cada um com sua cor especifica,assim o ciclo liturgico tem inicio no I Domingo do Advento e fim no Domingo de Cristo Rei.



As Vestes
As Vestes do Diacono-O Diacono paramenta-se de alva,estola diaconal e Dalmática podendo também usar o barrete preto.



Da Esquerda para a direita em Diácono com estola diaconal e dalmática vip em cor dourada,após Diácono de estola diaconal e dalmática não vip.Nota-se as Cores Litúrgicas Dourada (Branco) e Verde.

As Vestes dos presbíteros,o presbítero reveste-se de alva,estola e casula,podendo também usar barrete.



Da esquerda para direita de (roxo) um padre de estola e casula vip,a demais mostra a estola presbiteral e casula não vip em (vermelho).

O Seminarista usa somente túnica durante a missa,no caso que ele esteja cerimoniário use batina e sobrepeliz.

VI. SANTA MISSA
O Sacrifício da Santa Missa é o maior mistério e a base da salvação e coluna da Igreja,assim a missa deve ser celebrada por todos aqueles do grau presbiteral.
A Santa Missa deve ser obedecida em seus ritos e rubricas estabelecidos pela sagradas congregações e documentos de cunho pontifício.

Orações ao Pé do Altar o presidente dirige suas orações ao pé do altar á fim de celebrar dignamente a missa e não subir ao altar de Deus solitário e sim dignamente.

Beijo do Altar o sacerdote junto a seus concelebrantes beijam ao alta em sinal de obediência á Cristo que será repartido naquele altar.

O Ato penitencial é o momento em que de coração sincero reconhecemos ser fracos e pecadores.

Glória o canto do gloria é uma oração que deve ser entoada nas solenidades e missas dominicais após o perdão bendize ao senhor por seus favores e seu imenso amor.

Oração do Dia é a oração coletiva de todos que eleva á Deus as preces da comunidade presente.

Leituras as leituras vão á cada dia diferentes seguindo um livro segue-se três leituras I Leitura,Salmo e Evangelho podendo em solenidades haver uma segunda leitura,é obrigado que pelo menos nas missas solenes o padre faça homilia após o evangelho sobre as leituras em especial o evangelho.

Homilia momento em que o presidente da missa leva á comunidade presente a refletir as leituras lidas por meio de suas próprias palavras com base em meios cristãos.

Credo: é a oração á qual se professa e oficializa á fé é uma confirmação do povo de Deus,dá fé que conserva.

Preces dos Fiéis: momento em que os fieis junto á igreja universal elevam á Deus algumas preces coletivas.

Ofertório momento pelo qual á assembleia oferta os dons á serem consagrados.A qual o sacerdote deve recebê-los e elevá-los aos céus,á qual serão consagrados futuramente,o pão e o vinho.

Oração Sobre os dons o momento pelo qual junto á assembleia o sacerdote por meio da oração eleva os dons e preces á deus.

Prefácio Oração de cada dia aquela designa missa,havendo o prefácio fixo á todas as celebrações que se encontra junto ao rito da Missa.

Santo oração ou cântico pela qual se bendize á Deus junto também á Cristo,transmitindo sua majestade e poder.

O.E (Oração Eucarística) transfere-se de missa á missa a Oração eucarística II é aconselhada para missas simples e semanais,a Oração Eucarística I para missas dominicais e solenidades ou festas particulares de santo padroeiro,as mesmas estão presentes no rito da santa missa.

Rito da Comunhão momento  a partir da oração do pai nosso mais intenso para a preparação para á comunhão,não pode nem deve ser modificado em momento algum.

Comunhão momento da partilha do precioso dom o corpo e o sangue de Cristo,qual deve ser entregue perpetuamente na boca,á quem esteja digna de receber.

Oração pós-comunhão oração coletiva á fim de elevar á Deus as graças por ter permitido tal graça da Comunhão.
Benção Final é a benção,que após todo o ritual fomos fortalecidos na fé,o sacerdote em pessoa de Cristo concede á benção como esta nas rubricas da santa Missa.


Despedida ide em paz e o senhor vós acompanhe é ao mesmo tempo um envio á missão que se inicia nutridos e fortificados pelo sacrifício da missa como também uma saudação de paz.

VII. Dos demais sacramentos de parte dos diáconos e presbíteros.
Os Diáconos e sacerdotes devem celebrar os sacramentos de acordo com o qual é concedido ao grau de sua ordem á cada rito ira constar o mesmo,aos diáconos concede-se o direito de celebrar o batismo e o matrimônio.Aos presbíteros estão Batismo,matrimônio,confissão e outros próprio aos sacerdotes.Seguindo seriamente as rubricas de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário